rede

Inteligência Artificial – Aplicações em segurança

Reconhecimento facial

A tecnologia de reconhecimento facial tem uma utilidade bastante variada, indo desde a autenticação do acesso a ambientes restritos até o reconhecimento de criminosos e infratores, cujas ações são captadas por câmeras de monitoramento. Além disso, essa tecnologia contribui para inúmeros setores da economia, como o do varejo, que pode utilizá-la para identificar clientes VIP ou evitar furtos e roubos. Seja no combate à violência, na restrição de acesso a ambientes e dados ou em qualquer outra aplicação possível, o uso da inteligência artificial se expande dia após dia.

Leitura automática de placas

A License Plate Recognition (LPR) ou reconhecimento de placas de veículos é uma tecnologia conhecida dos profissionais de segurança. Com ela, é possível controlar a entrada de automóveis em um determinado espaço, restringindo o acesso de placas não registradas no sistema, identificando infrações, monitorando estacionamentos ou áreas com trânsito intenso, além de reconhecer veículos por cor e marca. Tudo isso é feito através do processamento analítico de imagens sem a necessidade de intervenções físicas como a instalação de sensores ou radares, o que facilita o trabalho de instaladores e operadores.

Inteligência perimetral

A inteligência perimetral é utilizada no monitoramento de ambientes que necessitam diferenciar acontecimentos cotidianos de potenciais ameaças. Através de equipamentos que identificam, categorizam e classificam os diferentes elementos presentes no local, é possível filtrar as ocorrências, apontando o que merece atenção e ignorando o que não representa risco. Indicado para grandes áreas abertas, como pátios de empresas, condomínios, aeroportos, portos e instalações governamentais que exigem alto nível de segurança, um sistema com inteligência perimetral pode identificar situações de risco à distância e acionar alertas, eliminando falhas humanas e alarmes falsos.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on email
Share on whatsapp
Share on linkedin
Iniciar conversa
Fale com a gente!