Quando falamos em segurança eletrônica, temos a disposição diversos tipos de equipamentos, dentre eles as câmeras de monitoramento que podem abranger a tecnologia analógica ou IP, ambas utilizadas em projetos de CFTV para diferentes finalidades residenciais e empresariais de diversos segmentos.
A escolha entre ambos os modelos não é tarefa muito fácil, visto que não há uma câmera melhor ou mais correta e as duas possuem suas próprias peculiaridades, encaixando-se a necessidade e ao bolso de cada cliente.
Entretanto, é inegável que equipamentos mais novos tenham algumas vantagens sobre os equipamentos analógicos (que ainda são maioria no Brasil) o que acontece naturalmente com qualquer tipo de dispositivo tecnológico utilizado para segurança ou não.
A principal diferença entre os dois modelos é a forma como o sinal de vídeo é transmitido e a capacidade de resolução. Porém, listamos abaixo algumas das principais características das câmeras analógicas e dos modelos IP para sua avaliação, confira abaixo.
CÂMERAS ANALÓGICAS
- Baixo custo;
- Variedade de modelos e facilidade de adaptação para a necessidade do cliente;
- Maior probabilidade de compatibilidade com sistemas de vigilância de fabricantes diferentes;
- Disponíveis em resoluções de 720 ou 1024p.
- Facilidade na instalação;
- Poucos recursos básicos como zoom, por exemplo;
- Sistemas analógicos podem sofrer problemas de interferência em sistemas sem fio;
- Não suporta criptografia.
CÂMERAS IP
- Melhor recepção de sinal, trabalhando com criptografia wireless, como WEP, WPA e WPA+PSK;
- Alta qualidade de imagem;
- Por trabalhar em rede, permite um monitoramento remoto sem a necessidade de gravador no local;
- Trabalha com um dispositivo que pode utilizar a instalação de rede existente, melhorando o custo;
- Tem acesso e visualização remota facilitada;
- Possui maior custo para compra e instalação;
- Podem ser utilizadas stand-alone;
- Requer banda larga maior que as câmeras analógicas;
- Maior complexidade para instalação.
De modo geral, câmeras analógicas ou IP tem suas vantagens e desvantagens, que determinam diretamente na sua escolha quanto consumidor e cliente. Além disso, os fatores de risco e as avaliações internas e externas da residência ou comércio também são determinantes para a escolha do modelo de câmera ideal.
Com conhecimento adequado sobre os principais atributos e desvantagens de cada equipamento, você pode adquirir o seu sistema de monitoramento de maneira mais assertiva e segura para o seu projeto.